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  • ESCOLA EB 2,3 DE MIGUEL TORGA
    ESCOLA EB 2,3 DE MIGUEL TORGA
  • ESCOLA EB1 DE ARTUR MARTINHO SIMÕES
    ESCOLA EB1 DE ARTUR MARTINHO SIMÕES
  • ESCOLA EB1 DE RICARDO ALBERTY
    ESCOLA EB1 DE RICARDO ALBERTY
  • JARDIM DE INFÂNCIA DE S. BRÁS
    JARDIM DE INFÂNCIA DE S. BRÁS
Núcleo de Percussão - 'Bora Bombar - 2015/16 - 4ª feira - 15:15h-16:15h - Pav.
Atividades
Objetivos
A Oficina de Percussão tem como principais objetivos:
  • Proporcionar o contacto com aspetos essenciais do nosso património cultural, nomeadamente na área da música tradicional e da expressão corporal;
  • Contribuir para a educação estética, no quadro dos ritmos tradicionais portugueses;
  • Contribuir para a educação do sentido rítmico e tímbrico;
  • Contribuir para a fruição saudável dos tempos livres;
  • Desenvolver a motricidade na utilização de diferentes técnicas de produção sonora a nível instrumental;
  • Criar condições para a concretização de situações de autoconfiança e prazer;
  • Exercitar a capacidade de concentração e memória no campo acústico;
  • Criar condições para o desenvolvimento de trabalho cooperado e em grupo;
  • Compreender que qualquer ação em conjunto exige respeito pelos interesses, tarefas e capacidades dos outros;
  • Criar, desenvolver e estimular o gosto pela música.
Metodologia

A consecução dos objetivos propostos será feita através de jogos, dramatizações e tudo o que esteja ligado à Educação Musical, explorando campos distintos mas que se encontram interligados:

  • teoria/prática musical e instrumental;
  • coordenação motora;
  • expressão dramática.

A teoria/prática instrumental e musical funcionam como ponto de partida deste projeto. Pretende-se assim iniciar todos os participantes no campo da música, privilegiando a música e os instrumentos de percussão de origem tradicional portuguesa.

A expressão dramática e a coordenação motora têm um papel de grande importância na medida em que os participantes, sobretudo os mais jovens, se encontram em estágios de desenvolvimento em que o imaginário faz parte do seu dia-a-dia e porque as artes dramáticas e a movimentação estabelecem fortes pontos de comunicação com as artes musicais.

Através destes três diferentes campos e trabalhando sempre em grupo, pretende-se estimular em cada aluno, de uma forma criativa e pedagógica, o saber-ser, o saber-fazer e o saber-saber, apreendendo-o através da música e transpondo-o para os outros momentos do seu quotidiano.

O papel dos professores será o de fornecer material, apoiar a familiarização com as percussões e as suas potencialidades, organizando, desenvolvendo e estimulando capacidades individuais e coletivas.

A voz e a percussão corporal serão os primeiros "materiais" utilizados pelo que as atividades iniciais serão desenvolvidas através deles, com o objetivo de conhecer e explorar as capacidades naturais do corpo e a coordenação motora e detetar facilidades ou eventuais dificuldades de cada aluno e/ou grupo.

A utilização de instrumentos será consequência destas atividades e funcionará como o complemento da fase final da Oficina. Nestas, não se pretende que os participantes aprendam teorias e conceitos complexos, mas sim o prazer de cantar, tocar, ouvir, perceber e construir música.

 

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