Artur Martinho Simões
- Detalhes
- Categoria: Patronos
- Última Atualização: 24 Julho 2014
- Escrito por Administrador
Artur Martinho Simões nasceu em 1899, no concelho de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, e morreu com 97 anos, no dia 20 de março de 1996, na Amadora, tendo, ao longo da sua vida, revelado grande preocupação com o desenvolvimento desta região.
Foi Professor Primário Oficial (1.º ciclo) durante dez anos, em vários concelhos do distrito de Leiria. Veio para a Amadora, porque admirava o trabalho do padre Eduardo Ferreira do Amaral, seu conterrâneo, que tinha trabalhado nesta localidade. Artur Martinho Simões dedicou-se à freguesia da Amadora e ao Concelho de Oeiras como se neles tivesse nascido. Foi Presidente da Junta de Freguesia e da Comissão Paroquial de Assistência, Vogal do Conselho Municipal, Vice-Presidente da Comissão Municipal de Assistência e Vice-Presidente da Câmara Municipal. Em 1928, deixou o Magistério Primário e, em 1936, tornou-se Chefe de Secção do Ministério do Interior.
Durante 8 anos foi responsável pela Associação Académica da Amadora. Contribuiu para a concretização de uma grande obra há muito desejada por toda a população associativa – o Pavilhão Gimnodesportivo da Académica da Amadora, o qual foi inaugurado em 1970, tendo recebido o seu nome.
Reformou-se em 1963, sendo então louvado e condecorado com o Oficialato da Ordem Militar de Cristo.
Sempre revelou grande preocupação pelo desenvolvimento do concelho da Amadora e sobre este escreveu vários livros: Concelho de Oeiras e Freguesia da Amadora, em 1969, Breves notas sobre a História da Amadora”, em 1973, Concelho da Amadora – Pequena História de uma Longa Caminhada que Chega ao Fim, em 1982, A Ermida da Falagueira, em 1986.
Nota: Agradecemos a gentileza da cedência da foto ao Sr. Alves Silva.