Ricardo Alberty
- Detalhes
- Categoria: Patronos
- Última Atualização: 24 Julho 2014
- Escrito por Administrador
Ricardo Rosa y Alberty, nasceu em 27 de dezembro de 1882, em Viana do Castelo no norte de Portugal e faleceu a 9 de Julho de 1977, com 94 anos, em Cascais. Formou-se na Escola do ensino normal em Évora, em 1904, e lecionou como professor primário no Barreiro, Amadora e Oeiras. Um dos seus filhos é o escritor Ricardo Eduardo Rios Rosa y Alberty.
Em 1911 foi colocado na 1ª Escola Oficial do Sexo Masculino, na Amadora. Perante as péssimas condições com que se deparou, tanto a nível de edifícios e dos materiais, como à qualidade de vida das crianças da localidade, Ricardo Rosa y Alberty tomou medidas para implementar melhorias na escola e garantir o direito ao ensino a um maior número de crianças. Assim, apoiado pela Liga de Melhoramentos da Amadora (da qual viria a fazer parte da Comissão Executiva em 1913 – 1914) permitiu e impulsionou a criação de novas escolas no concelho da Amadora. As primeiras, situadas no edifício designado por “Palácio”, foram inauguradas a 13 de abril de 1913.
Incentivou também os pais para que colocassem os seus filhos na escola. A tradição era encaminhar as crianças para o trabalho agrícola em idades muito precoces. Ricardo Rosa y Alberty conseguiu alterar essa tradição tão enraizada e proporcionar um grande desenvolvimento na área da educação, aumentando notoriamente o nível da frequência escolar, e consequente, a assiduidade das crianças da localidade.
Em 1936 foi-lhe imposta a aposentação compulsiva, por não estar integrado na ordem política da Constituição de 1933, sendo acusado de atividades subversivas.
Publicou vários livros para o ensino primário e outras obras das quais ficam aqui alguns títulos: “Pouco a Pouco, leitura para a segunda classe” (em conjunto com outros autores); “Mais Adiante, leituras para a terceira classe” (em conjunto com outros autores); “Finalmente…, leituras para a quarta classe” (em conjunto com outros autores); “Arte de Ser Feliz (conselhos de um professor).